ENQUETE

Últimas Notícias

Aumento na conta de energia pode chegar a 20% em 2020, afirma Aneel

O aumento de 20% nas contas de energia a partir do ano que vem deve-se ao acréscimo de R$ 20,6 bilhões em subsídios, e que vão ser bancados pelos consumidores. O anúncio foi feita na última terça-feira (29) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Esse montante será usado para bancar ações e programas sociais do Governo Federal no setor elétrico e representa uma alta de 20% na comparação com o total pago pelos clientes em 2019.

Mas esse valor pode ser alterado, isso porque até o início do próximo ano o orçamento dos subsídios do setor de eletricidade ainda deve passar por uma consulta pública durante um mês.

Para definir a tarifa final ao consumidor, são levados em conta fatores como preço de energia, volume das chuvas e impostos estaduais.

Os recursos a mais serão usados em ações como subsídio à tarifa para famílias de baixa renda, compra de combustível para gerar energia em regiões isoladas do país e o programa Luz Para Todos. Parte do dinheiro também vai para sistemas de irrigação e empresas de saneamento. A conta serve ainda para incentivar usinas eólicas e solares.

Com informações do IG Economia

Nenhum comentário