ENQUETE

Últimas Notícias

Secretário de saúde de Feijó alerta aos cuidados com a circulação do carro fumacê,veja o roteiro da aplicação espacial

Em entrevista ao Feijó Noticias e ao programa Bom Dia Feijó, o secretário de saúde Eronildo esteve falando sobre os cuidados da população em relação a operação com carro fumacê. De acordo com normas do Ministério da Saúde, a utilização do equipamento só é indicada em localidades onde existem altos índices de infestação do Aedes aegypti e transmissão da dengue com casos notificados, existem critérios técnicos para a solicitação e aplicação do fumacê. 
A aplicação do inseticida de maneira espacial é feita de forma emergencial e complementar às demais técnicas de enfrentamento. Por isso, é preciso que a população colabore com as ações de prevenção e bloqueio de transmissão, além da eliminação de focos do mosquito, realizando os mutirões de limpeza. 
Outros dados que merecem destaque quanto ao uso do fumacê, são relacionados ao clima. Se o vento estiver forte, leva o inseticida embora. Não pode estar chovendo e há horários específicos em que a nuvem do produto percorre o espaço necessário para atingir o mosquito. Quando o carro fumacê passa na frente de uma casa com muro alto, por exemplo, o veneno não chega até o fundo dos terrenos. Por esse motivo, é necessário e de grande valia que os moradores colaborem com o serviço, deixando as portas e janelas abertas na hora em que o “Fumacê” estiver passando. 
Veja o cronograma da operação: 

Algumas recomendações são necessárias a respeito do uso do inseticidas UBV pesado:
 A orientação à população é para: abrir portas e janelas quando o veículo passar pela rua, assim as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente o Aedes aegypti se abriga;

Cobrir com plástico ou tecido gaiolas de pássaros; 

Lavar com água e sabão os bebedouros de animais após a aplicação do inseticida; 

 Manter-se longe do veículo enquanto estiver realizando os trabalhos. 
Não se deve ficar na janela quando o veículo passar


Nenhum comentário