ENQUETE

Últimas Notícias

CREAS em parceria com Conselho Tutelar realizam mobilização de prevenção ao trabalho infantil, exploração de crianças e adolescentes e venda de bebidas alcoólicas para menores

A prefeitura de Feijó, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), unidade vinculada a Secretaria de Assistência Social e em parceria com Conselho Tutelar desenvolve ação que antecede o 19º festival do açaí, com o objetivo de mobilizar a sociedade feijoense, pais, responsáveis e estabelecimentos comerciais sobre a proibição da venda de bebida alcoólica, trabalho infantil e exploração de crianças e adolescentes. 
 
Katiane Barbosa coordenadora do CREAS de Feijó diz que “Cerca de 40 famílias vem sendo atendidas e acompanhadas no último mês pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social Renascer”, que busca no rol da politica pública do plano nacional de assistência que se reafirma, por meio da Lei Nº12. 435 de 6 de julho de 2011- Lei do SUAS, um marco histórico para a politica de Assistência Social no Brasil. A unidade implantada no município ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), principal serviço que vem sendo aprimorado para melhor oferta, Serviço de abordagem Social, que vem buscando trazer crianças, e adultos para que sejam incluídas nos serviços ofertados pela rede de atendimento do município, serviço para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias, e o serviço de medidas socioeducativas em meio aberto.

Elessandra Dias psicóloga no CREAS Renascer explica: “O intuito destes serviços é possibilitar aos usuários o exercício da cidadania e proteção de seus direitos, não os tornando vítimas novamente, mas protagonistas da sua história, o foco do CREAS é a prevenção, promoção e intervenção, não é uma unidade investigativa, mas de acesso á garantia de direitos”

A “Conscientização da população em saber a importância de cuidar e prevenir antes que o problema se instale, a família tem a principal função em proteger seus membros” diz Irizane Patrício Assistente Social no CREAS.
A ação conta com a participação do conselho tutelar que segundo o Art. 131 do ECA - “O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei”. , para o acesso a informação, com panfletagem, cartazes, áudio volante no Centro da cidade, Contorno Beira Rio, Praia e Barracas de Vendas, locais de maior concentração nesse período festivo. Vale ressaltar que esta ação será realizada no dia 09 e 10 no período diurno para a mobilização da sociedade. 






Nenhum comentário