ENQUETE

Últimas Notícias

Feijó: Abandono, violência sexual e maus- tratos somam 71 casos atendidos em 2017 pelo Conselho Tutelar

Ao todo, foram atendidos quase 190 casos envolvendo crianças e adolescentes em situações de violação de direitos, segundo Conselho no interior do Acre.

Por Iryá Rodrigues, G1 AC, Rio Branco
Conselho Tutelar em Feijó atendeu quase 190 casos envolvendo crianças e adolescentes em situações de violação de direitos (Foto: Arquivo pessoal)
Um relatório do Conselho Tutelar do município de Feijó, no interior do Acre, mostra que quase 190 crianças e adolescentes passaram por alguma situação de violação de direitos e foram atendidas pelo Conselho em 2017. Os casos de abandono, violência sexual e maus-tratos somam 71 atendimentos.

Conforme os dados repassados ao G1, foram 16 casos de violência sexual, sendo que sete ocorreram na zona rural de Feijó e outros nove na zona urbana. Em cinco casos as crianças atendidas tinham entre 0 e 12 anos incompletos e outros 11 tinham idade de 12 a 8 anos.

O levantamento aponta que em seis casos de violência sexual, os agressores são os próprios pais ou mães, em três casos são padrastos ou madrastas e sete dos casos os suspeitos são amigos da família.

O coordenador do Conselho em exercício, Francinelson Correia, informou que dos casos atendidos, cerca de 50% viraram inquérito e foram parar na Justiça. Segundo ele, existem ainda os chamados que são resolvidos no próprio conselho sem a necessidade de uma investigação criminal.

“Ao menos a metade desses casos já gerou inquérito, passou para o juiz e, em alguns deles, os responsáveis já estão na penitenciária. Além disso, existem mais 300 casos que acabam no conselho mesmo onde conseguimos conciliar ali ou nada é provado e não teve nenhum direito violado”, afirmou Correia.

Em relação ao abandono, o Conselho Tutelar no interior do Acre atendeu nove casos na zona rural e outros 19 na zona urbana, totalizando 28 situações, sendo 12 meninos e 16 meninas. Dos casos, 27 são crianças entre 0 e 12 anos.

Entre os principais suspeitos de abandonarem as crianças e adolescentes estão, em 26 dos casos, os pais e/ou as mães e em dois casos outro parente.

Os dados trazem ainda os atendimentos relacionados a maus-tratos. Ao todo foram 27 casos, sendo nove na zona rural e outros 18 na zona urbana. Entre as vítimas estão 16 meninos e 11 meninas, sendo 23 de faixa etária entre 0 e 12 anos e outros quatro entre 12 e 18 anos.
Com relação aos suspeitos pelos maus-tratos em 23 dos casos são os pais e/ou as mães, em três casos são padrastos ou madrastas e um caso consta no relatório como outro parente.
No total, o Conselho Tutelar em Feijó atendeu 187 casos relacionados a negligência, abandono, violência sexual, violência psicológica, maus-tratos, trabalho infantil e ato infracional.

G1

Nenhum comentário