ENQUETE

Últimas Notícias

Prefeitura de Feijó dará início a Campanha de Vacinação Antirrábica Anual 2019 no dia 1º de julho


ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIJÓ
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
COMUNICADO
CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANUAL
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, inicia nesta segunda-feira (01/07/2019), a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A campanha seguirá até o dia de 19 de Julho, na zona urbana e rural de nosso município, e pretende imunizar cerca de 4.799 mil de cães e gatos (80%), através da vacinação casa a casa que acontece de 01 a 19 de julho. No ano passado, pela primeira vez a Vigilância Sanitária atingiu a meta estabelecida, vacinando 5.074 animais (88,10%), e este ano nos esforçaremos para atingir novamente a meta.
O objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações canina e felina.
Enfatizamos que “a campanha se faz importante, porque só através da vacina de cães e gatos é que pode ser evitada a raiva humana”. A raiva é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.
Ciclo Epidemiológico da RaivaCiclo Epidemiológico da Raiva
Ciclo Epidemiológico da Raiva

Nenhum comentário