ENQUETE

Últimas Notícias

Feijó inicia aula da primeira turma de licenciatura em matemática

A graduação visa formar professores (Foto: Mágila Campos)
A cidade de Feijó, distante 363 quilômetros da capital, agora conta com uma turma de 50 graduandos em matemática, pela Universidade Federal do Acre (Ufac). O diferencial é que eles estão estudando e irão cursar toda a graduação no Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup) do próprio município.
A aula inaugural para os 50 acadêmicos da turma foi realizada no último sábado, 19. Representantes da Ufac, da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) e autoridades locais, participaram do evento.
Sorridente a caloura, Janayra Ribeiro, disse que estava feliz pela oportunidade de poder cursar uma graduação sem precisar se deslocar da sua cidade para a capital.
“Aqui em Feijó não tinha opção de curso de nível superior. Então, quando eu vi que abriu para cá já me animei, porque é uma área que eu gosto, e as aulas serão na minha cidade. É uma felicidade dobrada”, comemora.

Janayra Ribeiro é a mais nova caloura da Ufac (Mágila Campos)
Durante a solenidade o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, congratulou os acadêmicos e disse que a universidade está cumprindo uma demanda social muito importante, que é atender também às cidades do interior.
“A Ufac está chegando em um  município estratégico, porque Feijó está distante tanto do campus-sede quanto do campus Floresta. E chegar até essa população é fundamental para desenvolver a educação nessa região”, diz.
A diretora de inovação da SEE, Cleide Prudêncio, lembrou que foram muitos os esforços do governo e da Ufac para que o curso na modalidade Educação à Distância (EAD), fosse ofertado na cidade.
“Foram anos de intenso trabalho para que pudéssemos oferecer esse curso no Cedup desta cidade. Este ano conseguimos proporcionar isso a cinquenta pessoas que estão tendo a oportunidade de fazer uma graduação de qualidade por uma instituição renomada”, destaca.
A graduação visa formar profissionais para atuar na rede básica de ensino. É resultado da parceria do governo do Acre e da Ufac, por meio da Universidade Aberta do Brasil.
O coordenador do Cedup, Francisco Silva, disse que é uma conquista para a cidade. “Nosso município tem uma carência de professores nas áreas de exatas, esse curso vai ajudar a reduzir esse déficit, além de ajudar na qualificação dos feijoenses”, explica.

Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário